Seca Histórica e Operação de PCH Ameaçam o Rio Buriti, em Goiás
- blognovacritica
- 13 de set.
- 1 min de leitura
O Rio Buriti, um dos mais importantes cursos d'água de Buritinópolis (GO), enfrenta um de seus períodos mais críticos devido à combinação de uma seca prolongada e a operação de uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH).

O volume de água do rio caiu drasticamente, gerando grande preocupação para a população local, que já sente os impactos na agricultura e no ecossistema.
De acordo com relatos de moradores, a situação foi agravada pela operação da PCH, instalada rio acima. Para manter a geração de energia em meio à crise hídrica, as comportas da usina teriam sido parcialmente fechadas, reduzindo ainda mais a vazão natural e o nível do leito do rio.
A grave estiagem não só compromete a paisagem natural e a fauna aquática, mas também a vida de comunidades ribeirinhas e pequenos agricultores que dependem diretamente do rio para suas atividades. Além disso, a baixa vazão aumenta a concentração de poluentes, eleva o risco de queimadas nas margens e prejudica de forma irreversível a biodiversidade da região.
Siga nosso Instagram Blog Nova Crítica
Publicidade







Comentários